A disbiose intestinal é representada pelo desequilíbrio entre as bactérias benéficas e patogênicas do intestino. Resulta na absorção inadequada de nutrientes e causa aumento na produção de anticorpos pelo sistema imunológico. A sintomatologia é representada pelo processo inflamatório, resultando em diversos sintomas que prejudicam a saúde.
Diversos sintomas podem estar associados à disbiose, como constipação, diarreia, dor nas articulações, distensão abdominal, excesso de gases, dores abdominais, deficiência de nutrientes, inflamação intestinal, enxaqueca, baixa imunidade, obesidade, intolerância à lactose e fadiga.
A disbiose pode ser causada por diversos fatores, entre eles a má alimentação é a principal causa, incluindo excesso de carboidrato simples (pães, doces, massas, biscoitos) e de gorduras saturadas (creme de leite, frituras, fast-food, queijos amarelos) e a baixa ingestão de fibras (cereais integrais, frutas, verduras e legumes). O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabagismo e estresse, bem como o uso prolongado de medicamentos antibióticos ou antiácidos, também estão entre as causas da disbiose.
Manter uma alimentação equilibrada é a melhor forma de tratar a disbiose. Veja dicas de alimentação para tratar a disbiose:
Priorize o consumo frutas, legumes e verduras: evite alimentos industrializados, ricos em corantes e outros aditivos químicos.
Diminua a ingestão de carne vermelha: prefira carnes magras e de fácil digestão.
Evite alimentos ricos em carboidrato simples: pães, massas e farinhas refinadas devem ser consumidos com moderação, pois são rapidamente digeridos e aumentam a fermentação no intestino.
Aumente o consumo de probióticos e prebióticos: os probióticos são bactérias que mantêm o equilíbrio da microbiota intestinal. Os prebióticos podem ser definidos como alimentos não digeríveis que estimulam o crescimento de bactérias benéficas. Prebióticos podem ser encontrados no alho, cebola, alcachofra, chicória, biomassa de banana verde, além de suplementos à base de FOS (frutooligossacarídeo). Probióticos são encontrados no iogurte, kefir e em suplementos à base de lactobacilos, bifidobactérias, entre outras bactérias probióticas.
Beba água: o consumo adequado de água ao longo do dia é muito importante para a saúde intestinal. Caso não tenha o costume de beber água, ande sempre com uma garrafa de água e adquira este hábito. Priorize sempre a água, evitando o consumo de bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos prontos de caixinha.
Para ajustes individuais procure um Nutricionista.